Ricas em fibra e antioxidantes, as maçãs sempre foram um alimento saudável e nutritivo – mas esta fruta é ainda uma aliada poderosa para quem quer perder peso. Altamente saciante e com açúcar suficiente para satisfazer qualquer desejo, a Dieta da Maçã pode auxiliar o emagrecimento até menos 2 quilos por semana.
Porquê maçãs?
As maçãs são e sempre foram um alimento a integrar numa dieta de emagrecimento por vários motivos: são uma fonte rica de fibra; permitem baixar os níveis de colesterol; contêm pectina, que se transforma numa espécie de gel, inibindo que o corpo absorva tantos açúcares; contribuem para queimar gordura mais rapidamente; são um alimento muito saciante e com um toque de açúcar natural, ajudam a combater o desejo por guloseimas.
Como funciona a Dieta da Maçã?
Assente num regime alimentar saudável, a Dieta da Maçã é composta por vários dias detox, onde apenas se consomem maçãs, leite, iogurtes e outros líquidos, no entanto, e devido ao alto teor de fibra que esta fruta contém, recomenda-se um consumo máximo de 5 maçãs por dia. Pensada para 4 semanas, a Dieta da Maçã permite uma perda de peso de cerca de 1-2 quilos por semana, o que, no final de 30 dias, pode traduzir-se num emagrecimento entre 6 e 8 quilos.
1ª Semana
A 1ª semana da Dieta da Maçã inclui 3 dias de detox, um dos quais em que apenas se consomem maçãs. Nos restantes dias, segue-se um regime alimentar que, embora um pouco restritivo, é saudável.
1º dia
Substitua cada refeição por uma maçã, ou seja, coma 5 maçãs ao longo do dia, de preferência à hora habitual das refeições. Corte sempre as maçãs em fatias e saboreie lentamente, acompanhando cada maçã com um copo de leite magro ou de soja. Entre cada refeição pode comer um iogurte natural e beber água, chá e café à discrição ao longo de todo o dia.
2º e 3º dia
Ingira novamente 5 maçãs ao longo do dia (preferencialmente acompanhadas por um copo de leite magro ou de soja), mas à hora do almoço e do jantar prepare uma salada variada, temperada com azeite virgem e vinagre.
4º a 7º dia
Coma 3 maçãs por dia (não precisa de acompanhar com um copo de leite magro ou de soja, mas deve tentar beber pelo menos ½ litro de leite por dia) e siga o seguinte menu de refeições:
Pequeno-almoço
- 1 maçã fatiada
- 1 omeleta de queijo (2 ovos e 30g de queijo) OU 1 taça de papas de aveia
Lanche a meio da manhã
- 1 iogurte natural
Almoço
- 1 maçã fatiada
- 2 tostas de arroz/milho com requeijão
Jantar
- 1 maçã fatiada
- Peito de frango grelhado OU salmão grelhado/assado, com ½ copo de arroz integral e brócolos cozidos ao vapor
2ª, 3ª e 4ª Semana
Para as restantes semanas da Dieta da Maçã, o menu é outro e mantêm-se 3 dias de detox por semana (igual ao primeiro dia da 1ª semana), mas nunca em dias consecutivos. Menu de refeições por semana:
Segunda-feira
Pequeno-almoço
- 1 maçã fatiada
- 30g de cereais integrais com leite magro
Almoço
- 1 maçã fatiada
- 2 tostas de arroz/milho com 1 ovo cozido fatiado OU 1 tomate fatiado com queijo Philadelphia light
Lanche a meio da tarde
- 1 iogurte natural
Jantar
- 1 maçã fatiada
- Frango assado ou grelhado e couscous com alperces e amêndoas OU vegetais salteados com couscous; em alternativa uma salada de frango OU de salmão.
Terça-feira
- Dia de detox (ver primeiro dia da 1ª semana)
Quarta-feira
Pequeno-almoço
- 1 maçã raspada sobre uma taça de aveia com leite e 1 colher de amêndoas
- 1 mão cheia de mirtilos
Almoço
- 1 maçã fatiada
- Omeleta de queijo OU de cogumelos, acompanhada de uma salada OU 2 tostas integrais barradas com atum envolto num pouco de maionese light e algumas rodelas de pepino
Jantar
- 1 maçã fatiada
- 1 posta de bacalhau assado com vegetais salteados e ½ copo de arroz integral OU 1 posta de bacalhau assado coberto com cogumelos, cebola e um pouco de molho de tomate, acompanhado de 2 colheres de sopa de puré
Quinta-feira
- Dia de detox (ver primeiro dia da 1ª semana)
Sexta-feira
Pequeno-almoço
- 1 maçã fatiada
- 30g de muesli com leite magro
Almoço
- 2 tostas integrais com 2 fatias de queijo e pickles de conserva OU 2 fatias de peru ou frango fumado com uma pequena salada de alface
Jantar
- 1 maçã fatiada
- 1 tomate grande recheado com queijo ralado e cebola OU 2 colheres de sopa de chili de carne, assado no forno e acompanhado com ervilhas e brócolos. Em alternativa, 100g de bife magro grelhado, acompanhado com cogumelos, salada e tomate OU um hambúrguer grelhado, sem pão, com tomate e alface.
Sábado
- Dia de detox (ver primeiro dia da 1ª semana)
Domingo
- Dia livre – não é obrigatório comer maçãs e até pode comer algum alimento que deseje particularmente, mas nada de excessos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário